Galera eu quero um trabalho falando sobre os lofoforados e echinodermos( sua fisiologia, morfologia e classificação). Éuma boa pontuação pra quem saber fazer e agradecerei muito pela ajuda eu não quero nada colocado de outros textos na web. bjs...!!! me ajudem!!!

1

Respostas

2013-07-03T01:09:08-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Equinodermos:

 

O Nome significa "Equino" = espinho, "dermos" = epiderme, dizendo que os indivíduos apresentam um endoesqueleto cálcario.

São os primeiros deuterostômios, ou seja, o blastóporo origina primeiramente o ânus e posteriormente o ânus, naqueles que o possuem.

Apresentam simetria penta-radial, bilateral (estágio larval).

Tem como representantes a Estrela do Mar, Ouriço do Mar, Pepino do Mar, Bolacha da Praia, Lírio do Mar.

Apresentam ampolas ambuacrais, que se transformam em pés ambulacrais e ajudam na movimentação.

O sistema ambulacral realiza diversos procedimentos, como de respiração, movimentação, excreção, circulação, é exclusivo nesse filo.

A reprodução pode ser assexuada, por fissão binária, por exemplo se cortarmos uma parte de uma estrela ela originará outra estrela, pois apresentam células indiferenciadas.

Ou sexuada com a formação de gametas e fecundação externa.

 

Lofoforados são os animais do filo Cnidários ou Celenterados, que apresentam tentáculos em volta da boca como forma de captura de alimento, como por exemplo as medusas - água-viva- , caravelas, que pertencem a classe Briozoários. Esses tentáculos estão lotados de cnidócitos ou cnidoblastos, que são células urticantes que servem de defesa e para captura de alimento.

 

 

Espero ter ajudado! Fuii!