Respostas

A melhor resposta!
2013-07-01T19:01:28-03:00

 Os efeitos diferenciados sobre os atributos do solo, devido ao tipo de preparo, característico de cada sistema de cultivo, são dependentes da intensidade de revolvimento, do
trânsito de máquinas, do tipo de equipamento utilizado, do manejo dos
resíduos vegetais e das condições de umidade do solo no momento do
preparo. A relação entre o manejo e a qualidade do solo pode ser
avaliada pelo comportamento de indicadores físicos, químicos e
biológicos.

8 4 8
2013-07-01T19:19:05-03:00

A qualidade do solo pode ser mantida evitando o uso exvessivo de mquinarias nos sistemas de plantiu evitando o efeito conhecido como laminar onde o  solo é compactado a uma dada profundidade e o deixa menos permeável, assim como deve-se evitar o cultivo continuo de uma mesma cultura em uma única região evitando o desgaste mineral do solo que pode se tornar escasso em determinado tipo e abundante demais em outro  fazendo necessário o uso da calagem corretiva e da adubação via analise de solo com orientação de um engenheiro agronomo.

 

Portanto manter a qualidade do solo depende de um conjunto de fatores que deve ser obserbvado durante a adoção de um tipo de cultivo, um dado tipo de cultura, mas vale salientar que existe algumas culturas  que podem ser favoráveis como as que possuem gande massa verde que pode ser incorporada ao solo como adubo, e tambem as que possuem sistema radicular profundo, perfurando o solo e aumentando a sua porosidade e também tem as que fixam melhor o nitrogenio através de bacterias conhecidas como rizóbiu.

1 5 1