Assinale a alternativa que preenche o texto a seguir com a correta relação entre os tempos verbais.

Se a intervenção da Sabesp, realizada em maio,__________ bem-sucedida, atualmente ________ 38 mil pessoas beneficiadas na região do Bom Retiro.


(A) será ... haveria
(B) tiver sido ... há
(C) fosse ... haverá
(D) for ... teria havido
(E) tivesse sido ... houve

Sei que a alternativa correta é a B, mas não entendi porque. Obrigada!

2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-05-28T17:29:08-03:00
Porque é uma suposição, e a única alternativa que se encaixa é a B. Por causa do "tiver sido".
2 5 2
2014-05-28T17:34:03-03:00
De todas, a B é a que mais se encaixa melhor. 
Daí ficaria: 

Se a intervenção da Sabesp, realizada em maio, tiver sido bem-sucedida, atualmente há 38 mil pessoas beneficiadas na região do Bom Retiro.

Note que o texto trata de uma suposição, hipótese, conjetura, por esse motivo a B se encaixa muito bem.
1 5 1