Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
a) a incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIXcolocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e socialdas nações européias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre aspotências.
b) a desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas européias acentuou arivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pelacorrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.
c) o sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou os sistemade forças entre as nações européias, acirrando as lutas de conquistas das colônias daÁfrica e da Ásia.
d) o expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram aInglaterra e a França que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.
e) o desequilíbrio entre produção e consumo incentivou a conquista de novos mercadosprodutores de matérias-primas e consumidores de bens-de-produção reativando asrivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

1

Respostas

2014-05-28T21:06:14-03:00
Olá, Flecherbot!

Alternativa B (a desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas européias acentuou arivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências).

A industrialização ocorreu de forma desigual, o que motivou e idealizou rivalidades nas nações europeias. Naquela época, França e Inglaterra tinham um único objetivo de se preocupar com a sua frente. Já Itália e Alemanha, buscavam em acelerar o desenvolvimento de suas posições econômicas.
8 4 8