Gente, tenho uma prova de Biologia para fazer e já estudei grande parte, porém não entendi muita coisa... Ficaria grata se alguém pudesse me ajudar dando uma leve resumida nos seguintes tópicos :
Carboidrato
Processos de obtenção de energia
ATP
Respiração Celular
Aspectos bioquimicos da fotossíntese
Cloroplastos
A Luz e a Clorofila
Etapas da fotossíntese
-
Apenas algo breve, e resumido gente. O suficiente para uma boa prova!

2

Respostas

2014-05-28T22:08:46-03:00
Os Carboidratos são as biomoléculas mais abundantes existentes na Terra, formadas por Carbono, Hidrogênio e Oxigênio.
Macete: Para lembrar na hora da prova, memorize CHO.
São as principais fontes de energia para o ser vivo, pois liberam energia durante o processo de oxidação. Uma coisa, MUITO importante é que eles também estão presentes na estrutura dos ácidos nucleicos.
Classificação: Monossacarídio, dissacarídeo e polissacarídio.

Nós obtemos energia através de compostos orgânicos assimilados pela alimentação. E para que isso ocorra há a quebra do alimento em pequenas porções através da respiração celular, por exemplo (processo aeróbio ) para haver o armazenamento da energia. Nesse processo há formação do ATP ( Trifosfato de adenosina ) responsável pelo armazenamento dessa energia.

A fotossíntese é realizada pelas plantas para sintetizar compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. O Cloroplasto é a organela responsável por absorver essa luz e transformar em energia química. E a Clorofila é cada pigmento que se encontra nas células das plantas dando a cor verde às folhas.  
Olhe a equação: 

H2O + CO2 + (luz solar ) > C6H12O6 

Ou seja, através da água e gás carbônico ela produz glicose.
Tem a FASE CLARA: Fotoquímica, já mencionada
    e  a FASE ESCURA: Que não depende da luz, mas é feita de modo simultâneo. Ou seja, se não houver sol ela realiza esse processo da mesma maneira. 



Tentei sintetizar, ainda existem informações importante, mas esse é o básico.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-05-28T22:13:57-03:00
Carboidratos são as moléculas mais abundantes da natureza, e possuem função energética. São os famosos açúcares. Existem dois processos de obtenção de energia numa célula, a fermentação e a respiração aeróbica. A fermentação é menos eficiente e ocorre na ausência de oxigênio, e a respiração aeróbica é mais eficiente e utiliza oxigênio para ser realizada. ATP significa "adenosina-tri-fosfato", e é o combustível das células do corpo. Os processos de respiração aeróbica e fermentação servem justamente para gerar ATP. A fotossíntese é o processo de geração de energia nas células vegetais. Elas utilizam sais minerais, água e a luz do sol para gerar matéria orgânica para a nutrição das plantas. A fotossíntese ocorre nas folhas das plantas/árvores, e em seguida a matéria orgânica gerada é distribuída por todo o caule. Os cloroplastos são as organelas citoplasmáticas das células vegetais responsáveis pelo processo de fotossíntese. A clorofila é um pigmento presente nos cloroplastos que além de dar cor verde às plantas, é encarregada de absorver a luz do sol para o processo da fotossíntese. A fotossíntese é dividida em duas etapas, a etapa clara (fotoquímica) e a etapa escura (química). Na etapa clara a luz penetra nos cloroplastos e atinge o complexo formado pela clorofila e em seguida a luz é armazenada em moléculas de ATP. Na fase escura é onde ocorre a formação dos compostos orgânicos que serão utilizados pela planta posteriormente. Taí, bem resumido (:
2 5 2