Um capital aplicado a juros simples durante dois anos e meio , à taxa de 4% a.m. , gerou no período , um montante de R$17.600,00.
a)Qual foi o capital aplicado?
b)Qual teria sido o montante gerado se a taxa de rendimento mensal fosse reduzida à metade?

2

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-05-28T22:45:04-03:00
C= 100* 17600/ 4*30
C= 1760000/120
C= 14666
Resposta: R$ 14,666,00

C= 100*17600/2*30
C= 1760000/60
C= 29333
Resposta: R$ 29,333,00

Espero ter ajudado.

12 2 12
A melhor resposta!
2014-05-28T23:29:29-03:00
No juros simples usamos a seguinte fórmula:
J = cit, onde:
c = capital aplicado
i = taxa
t = tempo
Montante (M) é igual a soma dos juros mais o capital:
M = J + C
..........
t = 2 anos e meio = 30 meses
i = 4% a.m = 0,04
M = R$ 17.600, 00
..........
a) Qual foi o capital aplicado?
J = Cit => J = 0,04.30.C => J = 1,2C
M = J +C => 17600 = 1,2C + C => 2,2C = 17600 => C = 17600/2,2 => C = 8.000
O capital aplicado foi de R$ 8.000,00
.........
b) Qual teria sido o montante gerado se a taxa de rendimento mensal fosse reduzida à metade?
C = 8000
i = 2% a.m = 0,02
t = 30 meses
J = 8000.0,02.30 => J = 4800
M = J + C => M = 4800 + 8000 => M = 12800
O montante gerado a uma taxa reduzida pela metade é de R$ 12.800,00
17 4 17