Os fatores q influenciam o surgimento da filosofia

É difícil precisar o instante - se é que houve um - em que a história do pensamento filosófico começou. Poder-se-ia considerar, talvez, os mitos e as lendas que nos chegaram como primeiras tentativas de explicação do mundo e de seus fenômenos, mas essa seria uma empresa arriscada . Essa fase da aventura humana perdeu-se em milênios de caminhada, e hoje, envolta em mistérios, pouco ajuda a elucidar como o homem iniciou a jornada que o acabaria levando à filosofia e à ciência.
Para resolver esse impasse, estudiosos e especialistas elegeram como ponto de partida os séculos VI e V. a.C. Nesse período, testemunhas do surgimento de homens como Sócrates (Grécia), Buda (Índia) e Lao-Tsé (China), toma forma um pensamento mais aberto à nossa compreensão, o qual, herdeiro das tradições culturais de um passado ainda mais remoto, é também marco de uma etapa que levaria o homem a procurar o sentido do mundo e da vida na própria realidade, na própria natureza.
Eu, particularmente, creio que os pioneiros da filosofia surgiram na Jônia, colonia fundada na costa asiática da Grécia por antigos micênios, que ali se refugiaram das invasões dóricas. Pouco se sabe a respeito de seus pensamentos. Desses textos restaram apenas fragmentos. Essas idéias chegaram a nós por intermédio das versões apresentadas pelos pensadores que vieram depois, e que os apresentam como "primeiros filósofos". Não fosse isso, eles talvez ficassem conhecidos como escritores com pretensões vagamente científicas, com suas investigações peculiares sobre a natureza.
Pela tradição clássica Tales, nascido em Mileto, é considerado o primeiro filósofo, Viveu provavelmente entre o final do séc. VII e meados do séc. VI a.C.

1

Respostas

2013-07-02T12:16:06-03:00

Bem flor..

antes de tudo vc precisa ter uma noção de como surgiu a filosofia e quais eram seus objetivos ;)

segundo relatos a filosofia surgiu no Séc. VII e início do Séc. VI a.C nas colônias gregas.A Filosofia vinha, portanto com a missão de instigar as pessoas a buscar os “porquês” e não trazer respostas prontas para as principais perguntas.vamos la a alguns dos fatores:

As viagens marítimas,A construção do calendário,O uso da moeda,A invenção do alfabeto e o uso da palavra,O crescimento urbano, A criação da Política .Podemos dizer que outro fator importante é a religiãopois com ela os homens aprendem a noção de totalidade,e atravez dos deuses estão presentes no todo natural e essa relação unificada e sagrada entre todas as coisas é fundamental para uma construção racional do mundo.Outro fator importante foi a arte pois ela dominava o imaginario das pessoas antes do nascimento da filosofia , por meio da fé e de representações, buscando solucionar questões de outra maneira em relação aos propósitos filosóficos, ajudando a preparar a mentalidade grega para o nascimento da filosofia, cujo objetivo é alcançar a razão última dos seres.

A filosofia nasce, portanto, como a tentativa do homem de desvendar os mistérios encontrados não mais pela via imaginária do mito, mas amparando-se no pensamento racional.