Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-05-29T12:31:43-03:00
A) Carboidrato: É a principal fonte de energia. Alimento: Pão.
B) Proteínas: Garante que ficamos com imunidade boa e sem podemos ficar desnutridos. Alimento: Peixe.
C) Lipídios: É como uma função energética. Alimento: Carne.
D) Vitaminas e sais minerais: Fazem com que ficamos com dentes, pelo, ossos saudáveis. Alimento: Legumes e verduras.
2 4 2
A melhor resposta!
2014-05-29T12:31:53-03:00
Carboidratos: possuem função energética, são os açúcares. Eles são usados para a geração de energia nas células.
Alimentos ricos em carboidratos: Massas, frutas, doces em geral.

Proteínas: possuem inúmeras funções. É uma classe muito abrangente. Existem proteínas que ajudam na digestão (enzimas), proteínas responsáveis pela defesa do organismo (glóbulos brancos), entre outras.
Alimentos ricos em proteínas: Carnes e ovos.

Lipídios: são as gorduras, e também possuem função energética. Alguns participam da formação da membrana celular.
Alimentos ricos em lipídios: óleo de soja, óleo de peixes, manteiga etc.

Vitaminas e sais minerais: existem inúmeros tipos de vitaminas, cada uma com funções específicas. Por exemplo, a vitamina A ajuda com problemas de visão, e estão presentes em frutas, tomates, cenoura etc.
A vitamina D ajuda a manter o equilíbrio mineral do corpo. São ricos em vitamina D peixes, ovos, leite etc.

Alguns sais minerais importantes para o nosso organismo: Cálcio: constituem os ossos e dentes. Pode ser encontrado no leite e derivados.
Potássio: responsável pela manutenção dos nervos e músculos. Pode ser encontrado em frutas, principalmente a banana.
1 5 1