Respostas

2014-05-29T15:14:01-03:00
Sim.Por que A Tênia solium adulta vive no intestino delgado do homem e tem como uma das características distintivas da Tênia saginata, a presença de uma dupla coroa de ganchos, armada sobre o rostelo, que auxilia na fixação do helminto à mucosa intestinal. O homem que possui teníase ou solitária, como também é chamada a doença causada pela presença desse animal no intestino, libera cerca de 40.000 ovos fecundados por anel eliminado nas fezes. Esses ovos contêm embriões denominados oncosferas. 


Proglótide de T. soliumO porco, hospedeiro intermediário, ingere os ovos que, ao chegarem no intestino, liberam a oncosfera. A oncosfera atravessa a mucosa digestiva, ganha a corrente sanguínea e se aloja em vários tecidos ou órgãos do animal. Nesses locais, evolui para um estágio larval, chamado cisticerco. 


A carne de porco mal passada é a origem da infecção pela T. soliumAo ingerir ovos da tênia em vez de cisticercos, o homem passa a ser hospedeiro intermediário. Quando os ovos sofrem maturação e se tornam cisticercos no organismo humano, podem causar deficiência visual, fraqueza muscular e/ou epilepsia, dependendo do local onde se alojam. Essa doença é chamada cisticercose e é mais grave que a teníase. O tratamento normalmente é feito com Mebendazol administrado durante 3 dias.
2014-05-29T15:37:43-03:00
Tenia solium mais conecida como solitaria