Uma pessoa deseja empurrar uma caixa de 40kg. Determine os coeficientes de atrito estático máximo e coeficiente de atrito cinético, sabendo que a pessoa realizou uma força de 160N para tirar a caixa do lugar e aplicou uma força de 60N para mantê-la em movimento:

1

Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-07-02T18:03:38-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Vamos lá, vou lembrar que estamos olhando para a caixa. Todas as forças estão direcionadas para ela. Para descobrir tanto coeficiente de atrito quanto cinético, utilizamos a fórmula:

 

\boxed{F = \mu \cdot N} \\\\ Onde: \\ F = for\c{c}a \\ \mu = coeficiente \\ N = normal

 

A normal podemos descobrir, pois enquanto não coloca-se a caixa em movimento, ela está em equilíbrio, portanto peso será igual normal. E peso, podemos calcular da seguinte forma:

 

P = m \cdot g \\\\ P = 40 \cdot 10 \\\\ \boxed{P = 400N}

 

Agora tendo o peso, igual a normal, podemos calcular o coeficiente de atrito estático máximo:

 

F_{at} = \mu_{e_{m\acute{a}x.}} \cdot N \\\\ 160 = \mu_{e_{m\acute{a}x.}} \cdot 400 \\\\ \mu_{e_{m\acute{a}x.}} = \frac{160}{400} \\\\ \boxed{\boxed{\mu_{e_{m\acute{a}x.}} = 0,4}}

 

E agora é só substituir no cinético:

 

F = \mu_{c} \cdot N \\\\ 60 = \mu_{c} \cdot 400 \\\\ \mu_{c} = \frac{60}{400} \\\\ \boxed{\boxed{\mu_{c} =0,15}}

4 5 4