1 - Qual é a diferença entre o globo e o planisfério na representação do planeta terra ?
2 - Qual é a principal entre a representação cartográfica cônica e a plana ?
3 - Explique qual é uma possível forma de representar a terra com o mínimo de distorções possíveis.
4 - Qual foi o fato, baseado na projeção de Mercator, que contribuiu para reforçar a ideia de dominação colonial europeia em relação ás suas colônias, dos séculos XVI ao XIX ?
5 - Qual é a vantagem da projeção cartográfica de peters ?

1

Respostas

2014-05-29T20:27:56-03:00
1 - O globo é a forma mais fiel de representação que temos do planeta, pois a Terra é esférica (geóide), o que impede que as projeções planisféricas se tornem reais ou exatas, já que há a necessidade de "esticar" o globo terrestre para que se enquadre na forma que comumente conhecemos como mapa.
2 - A projeção cônica mais utilizada atualmente é a Projeção de Lambert, muito empregada no tráfego aéreo. A projeção plana mais utilizada é a Polar, muito utilizada para representar os polos do planeta.
3 - Atualmente, a forma mais fiel que temos de representar o planeta é através do globo terrestre, pois seu formato é o mais similar ao da Terra e sofre menores distorções.
4 - A projeção de Mercator é eurocêntrica, ou seja, coloca a Europa no centro do mapa, por isso acabou ganhando esse significado de dominação Europeia sobre os outros continentes.
5 - A projeção de Peters busca ser fiel ao tamanho dos continentes (suas áreas), portanto é utilizada apenas para demonstrar o tamanho do território, já que à custa disso, sofre uma deformação maior no formato dos mesmos.
13 4 13