Sobre a "descoberta do Brasil". Se o Brasil fosse colonizado por um processo de povoamento e não de exploração, quais seriam as consequências hoje?

Eu tenho uma resposta, mas, quero aprimorar ela e agradeceria a colaboração de vocês.

1
A ocupação econômica das terras americanas constitui um episódio da expansão comercial da Europa. Não se trata de deslocamentos de população provocados por pressão demográfica - como fora na Grécia - ou de grandes movimentos de povos determinados pela ruptura de um sistema cujo equilíbrio se mantivesse pela força - caso das migrações germânicas em direção ao ocidente e sul da Europa. O comercio interno europeu , em intenso crescimento apartir do séc. XI, havia alcançado um elevado grau de desen

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-29T23:31:39-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezado,

Na colonização ou invasão de povoamento, caracterizada pela situação em que os colonizadores invadem ou ocupam a área com o objetivo de viver nela,  impor sua cultura e religião aos habitantes originários, quando não era possível simplesmente exterminá-los. Eles partiam com suas famílias, geralmente, sem a perspectiva de retorno, na busca de melhores condições de vida e de liberdade religiosa. Nesse sentido, nas regiões em que esse tipo de colonização ocorreu,o clima apresentava características semelhantes ao da Inglaterra, de maneira que não havia o interesse imediato do governo inglês por essas colônias, diferentes das riquezas produzidas de maneira rápida em outras regiões pelas condições climáticas favoráveis à produção da cana de açúcar e outros produtos de interesse desse momento históricos, com uma maior intervenção estatal e controle para garantir o pagamento dos impostos à metrópole.

Desse modo, a produção agropecuária era voltada para o próprio consumo ou para o mercado interno da povoação, estimulando o comércio. Na ausência de uma maior regulamentação estatal, eles apresentava livre iniciativa no âmbito do comércio, não havendo monopólio. Eles apresentaram um sistema de governo mais democrático, desenvolvendo uma relativa autonomia frente à metrópole.

As possíveis consequências de uma colonização desse tipo seria um país mais democrático, mais justo, menos desigual, mais honesto, sem tanta discriminação social e racial, maior igualdade entre a forma com que os gêneros são tratados, bem como um progresso econômico e educacional melhor.

Vale ressaltar que em ambas as formas de colonização (de povoamento ou de exploração), eles invadiam a região, matavam os índios quando não conseguiam escravizá-los (prática que continuou com a independência dos Estados Unidos, conforme relata o livro "Enterrem meu coração na curva do rio"). Fingiam paz por um tempo e logo depois voltavam à guerra, utilizando-se de armas modernas, técnicas de guerra, doenças (por exemplo, enviavam aos índios cobertores para o frio que haviam sido usados por doentes de sarampo, varíola, dentre outras).
 
Para complementar essa explicação, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas , " Armas germes e Aço Conquista", " Construindo um Império - Os Astecas  ", " HISTÓRIA DO BRASIL: A COLONIZAÇÃO DO BRASIL " e " Brasil: Uma História Inconveniente " , encontrados facilmente no you..tube.

Bons estudos!
2 5 2