Um corpo é lançado do solo verticalmente parra cima com velocidade inicial de 30 m/s, e emitindo g=10m/s2 (elevado ao quadrado) .
O tempo gasto ara atingir a altura máxima? A altura máxima atingida em relação ao soo? O tempo gasto pelo copo para retornar ao solo? A velocidade ao chegar ao solo?
por favor me ajudem imediatamemmmmmmmmmmmmmte

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-29T21:23:05-03:00
1- Tempo gasto até altura máxima.
 g = (V - Vo) / Δt
 g = -10 m/s²   (negativo por que está sendo jogado para cima)
 V= 0 (por que quando chegar a altura máxima ele ira parar, logo sua velocidade sera 0)
 Vo= 30 m/s (dado na questão)
Vamos lá.
-10 = (0 - 30)/ 
Δt
-10 = -30 / 
Δt
Δt x -10 = -30  (Δt estava dividindo passou multiplicando)
Δt = -30 / -10   (-10 estava multiplicando passou dividindo)
Δt = 3 s 


2 - Tempo gasto para retornar ao solo.
g = (V - Vo) / Δt
 g = 10 m/s²   (agora positivo pois está descendo)
 V= 30 m/s (por que está partido do limite em que subiu)
 Vo= 0 (por que iniciou a descida com velocidade 0)

10 = (30 - 0)/ Δt
10 = 30 / Δt
Δt x 10 = 30  (Δt estava dividindo passou multiplicando)
Δt = 30 / 10   (o 10 que estava multiplicando passou dividindo)
Δt = 3 s 
Leva o mesmo tempo para subir e para descer.

3 - A altura máxima.
O corpo estará mais alto quando a velocidade (v) for 0. Vamos usar equação de Torricelli.
v² = vo²+2aΔs
V = Velocidade final
Vo= Velocidade inicial
a = Aceleração
Δs = Variação do espaço
Vamos lá.
0² = 30² + 2 . (-10) . Δs
900 + 2 . (-10) . Δs = 0
900 + (-20). Δs = 0
-20Δs = -900 (estava positivo, passa negativo)
Δs = -900 / -20 (-20 estava multiplicando, passa dividindo)
Δs = 45 m

4 - A velocidade ao chegar ao solo.
Ele quer o valor da Valocidade Final (V). Vamos usar Torricelli novamente.
v² = vo²+2aΔs
V² = 0² + 2.10.45 (10 é a aceleração, positivo, pois está descendo. 45 é a variação do espaço que encontramos logo acima)
V² = 0 + 20.45
V² = 900
V = √900   (V estava em potencia, logo vem raiz)
V = 30 m/s

Espero ter ajudado.
2 4 2
obrigado
Não tinha visto as outras perguntas. Agora respondi todas.
2014-05-29T21:30:40-03:00
Bora lá, primeiramente vamos anotar os dados.
g= 10m/s²
Vi= 30m/s
 

Teremos que achar o T (tempo) para depois acharmos o h (altura)
V= g t
30 = 10t
t=  \frac{30}{10}
t= 3s

Agora vamos achar a altura:
H= Vi . t  \frac{-gt^{2} }{2}
H= 30 . 3  \frac{-10 (3)^{2} }{2}
H= 90  \frac{-10.9}{2}
H= 90  \frac{-90}{2}
H= 90 - 45
H = 45m

1 4 1