Respostas

2013-07-02T21:19:40-03:00
Sim.... o hipotalamo produz hormonios que a neuro hipofise armazena
2013-07-03T02:51:05-03:00

O hipotálamo é uma formação situada na parte média da porção inferior do cérebro, constituída fundamentalmente por neurónios. Encontra-se junto ao terceiro ventrículo, uma das cavidades cerebrais repletas de líquido cefalorraquidiano, por baixo de um grande núcleo cinzento da base do cérebro denominado tálamo. Imediatamente por baixo do hipotálamo, encontra-se o quiasma óptico, uma formação correspondente à união dos nervos ópticos provenientes dos olhos, cujas fibras se cruzam parcialmente neste ponto, de modo a formar as fitas ópticas que transmitem os estímulos visuais para o cérebro.

 

O hipotálamo tem uma forma rombóide. A parte central da sua base é lisa e arredondada e denomina-se de eminência média; daqui surge uma saliência em forma de funil, denominada de tuber cinereum, que se prolonga para baixo, formando um apêndice que chega até a hipófise, a haste da hipófise, unindo ambas as estruturas.

 

Embora se trate de uma formação homogénea, é possível enumerar no hipotálamo uma série de zonas com actividades específicas ou "centros hipotalâmicos", ligados entre si e também com múltiplas estruturas encefálicas, como o córtex cerebral e vários núcleos cinzentos da base do cérebro. Entre estes centros hipotalâmicos, destacam-se alguns encarregues de regular a temperatura corporal, o sono, a sede e o apetite. Algumas destas áreas, os núcleos supra-ópticos (situados precisamente por cima do quiasma óptico) e os núcleos paraventriculares (situados junto ao terceiro ventrículo cerebral), têm uma acção muito específica sobre o sistema endócrino, pois os seus neurónios contêm prolongamentos que atravessam o tuber cinereum e a haste hipofisária até chegarem ao lobo posterior da hipófise, onde são libertadas as hormonas produzidas. - See more at: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=247#sthash.dEvt4cQG.dpuf