Respostas

A melhor resposta!
2014-05-29T22:59:22-03:00
Olá, Andreza.
A) Quantas fases tem o material?
         Resposta.: Notal total serão 2 (duas) fases. A questão afirma que o Sulfato de Cobre é solúvel em água, ou seja, vai se dissolver na água, havendo uma única fase (Mistura Homogênea). Já o Alumínio em pó  não vai dissolver na água e ficará no fundo do recipiente, formando outra fase (Mistura Heterogênea).

B) Como você faria para separar essas substâncias,recolhendo-as sem perdê-las?
        Resposta.: 1°) Pelo processo de filtração separaria o Alumínio (Mistura Heterogênea) da mistura com água e Sulfato de Cobre (Mistura Homogênea). Porque o Alumínio formou pequenos cristais sólidos na solução que ficam retidos quando usa-se o filtro.
                         2°) Por meio da destilação simples ferve-se a água até entrar em estado de ebulição, ou seja, a água vai começar a evaporar. No final das contas, vai sobrar apenas o Sulfato de Cobre.
50 4 50
2014-05-29T23:52:57-03:00
Se considerarmos que a solução de sulfato de cobre não interage com o alumínio em pó...

basta filtrar a solução e lavar com um pouco de água o resíduo do filtro e sacar e teremos o alumínio, quanto ao filtrado usamos destilação para recuperar a água e o resido da evaporação será o sal (sulfato de cobre)

a mistura inicial é heterogênea e forma duas fases   1 o alumínio e a 2 solução sulfato de cobre 
2 3 2