Respostas

2014-05-30T15:10:12-03:00
As Vitaminas são substâncias orgânicas que , em geral, não são fabricadas pelo nosso organismo, ms precisam ser obtidas através da alimentação, temos dois tipos de vitaminas as Lipossolúveis e as Hidrossolúveis a Lipossolúveis são as vitaminas solúveis em lipídios e as Hidrossolúveis são vitaminas que se dissolvem em água.
Alguns exemplos de vitaminas Lipo temos a Vitamina A que é muito importante no processo de cicatrização e atua na visão, e a encontramos em leite, ovos, figados entre outros, a ausência desta vitamina pode causar o ressecamento da córnea ou até mesmo cegueira noturna, outro exemplo de vitamina lipo é a vitamina D que atua na absorção do cálcio e do fósforo, mantém os ossos e os dentes em bom estado. E alguns exemplos da Hidro temos a vitamina B que ajuda a retirar a energia dos carboidratos, estimula o apetite etc., A vitamina B3 que atua na respiração celular entre outras. 
A vitamina são micronutrientes vitais no processo de metabolismo de carboidratos, lídios e proteínas, a classificação das vitaminas por suas solubilidades e não por funções que exercem, ou seja cada uma é responsável por um função ou duas específicas, independente do grupo que este possa pertencer, em relação a ausência ou deficiência de vitaminas que são nutrientes importantes para o nosso organismo, é dado o nome avitaminose ou hipovitaminose e o excesso é chamado de hipervitaminose ambas podem causar o má funcionamento do organismo humano. Bom! eu fiz um resumo pq esse assunto é extenso só em decorrência das vitaminas e sua fontes 
dei alguns exemplos de vitaminas, mas vc pode complementar beijos!:*