O Renascimento marcou a formação da ciência moderna, como nós conhecemos na atualidade. Vale lembrar que o conhecimento científico desempenhou um importante papel na transformação da natureza em benefício do homem. As conquistas econômicas, o domínio territorial e a alteração da vida de muitas civilizações no mundo estão ligados diretamente ao desenvolvimento da ciência. Sobre esta questão, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondente:

1. O desenvolvimento científico alterou os interesses de dominação do homem europeu. As nações ocidentais abriram mão de conquistas e submissão de povos, aboliram a escravidão e desenvolveram uma política de convivência pacífica com a humanidade.

2. A ciência está por trás das conquistas ocidentais. A expansão marítima, a exploração colonial, as alternações na produção industrial, enfim, todo o aprimoramento econômico e social vivido pelo ser humano nos últimos 500 anos está ligado à ciência.

3. O aprimoramento da ciência, durante o Renascimento, rompeu com o pensamento predominante na época medieval, teocêntrico. A racionalidade avançou sobre muitos aspectos, entre eles o da transformação da natureza pelo homem.

4. Uma das maiores expressões da mudança que a ciência provocou na concepção do Universo foram as teses de Copérnico. Ele derrubou a teoria geocêntrica e estabeleceu a heliocêntrica. Muito da concepção teocêntrica, predominante na Europa medieval, se fundava na terra como centro do Universo.

ALTERNATIVAS Somente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas. Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas. Somente as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas. Somente as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.

2

Respostas

2013-07-04T15:36:26-03:00
Somente as alternativas 2,3 e 4 estão corretas

Pois,na alternativa 1,diz que o desenvolvimento científico foi capaz de alterar alguns fatores como escravidão,violência ou interesses de dominação do homem europeu sobre outros povos.O que,na verdade,não ocorreu.
1 1 1
2013-07-05T10:45:21-03:00
2/3/4 estão corretas.

Mas na 1 afirma que  o desenvolvimento científico alterou os interesses de dominação do homem europeu. As nações ocidentais abriram mão de conquistas e submissão de povos, aboliram a escravidão e desenvolveram uma política de convivência pacífica com a humanidade, o que no contexto histórico não ocorreu pois os intersses do homem europeu na dominação não eram dificilemnte afetados ou mudados.

Espero ter ajudado :)