Na porta ,a varredeira varri o cisco varri o cisco varri o cisco pia a menininha escova os dentes escova os dentes escova os dentes no arroio a lavadeira bate roupa bate roupa bate roupa ate que enfim se desenrola toda a corda e o mundo gira imovel como um pião! a)a quais conjugações pertencem os verbos que indicam as ações praticadas pela varredeira,menininha e lavadeira? b)em qual dos tempos estão acontecendoessas ações? c)qual pessoa do discurso a flexão desses verbos indica?

d)a forma verbal dessas ações indica certeza,divido ou ordem?em que modo eles estão?

por favor me ajudem

2

Respostas

2014-05-30T17:43:38-03:00
A) Ele/ela varre/escova/bate. Terceira pessoa do singular.
b) Presente.
c) A terceira pessoa do singular.
d) Indicam certeza, portanto estão no modo indicativo.
A melhor resposta!
2014-05-30T18:31:43-03:00
A) varre- do verbo varrer-2° conjugação
escova-do verbo escovar- 1° conjugação
bate-do verbo bater- 2° conjugação

b) Essas ações acontecem no presente.
c) 3° pessoa do singular
d)Indica certeza.Estão no modo indicativo.
2 4 2
muito obrigada mesmo
É verdade, errei na parte da conjugação. Perdão.
não foi nada
Fernanda,não esquenta,isso acontece!!bjo