Respostas

A melhor resposta!
2014-05-30T19:40:55-03:00
Olá, Thiagocerto!

São equações do segundo grau, então usaremos a fórmula de Bháskara (que não é de Bháskara, por sinal).

a)
x² + 9x + 8 = 0
a = 1
b = 9
c = 8
Δ = b² - 4ac
Δ = 9² - 4.1.8
Δ = 81 - 32
Δ = 49

Se o Δ > 0, usaremos:
-b +- raiz de delta / 2a
-9 +- raiz de 49 / 2.1
-9 +- 7/ 2

x'
-9 + 7/2
-2/2 = -1

x''
-9 -7/2
-16/2 = -8

S = {-1, -8}

b)
9x² - 24x + 16 = 0
a = 9
b = -24
c = 16
Δ = b² - 4ac
Δ = (-24)² - 4.9.16
Δ = 576 - 576

Se Δ = 0, faremos:

-b / 2a
- (-24) / 2.9
24 / 18

Poderemos fatorar, já que não há a divisão exata desses dois números.

24 : 6 = 4
18 : 6 = 3

S = {4/3}
2 5 2
  • Usuário do Brainly
2014-05-30T19:41:24-03:00


a) Δ=81-32=49                               b)Δ=576-576=0

x=(-9+7)/2=-2/2=-1                                x=24/18=4/3

x=(-9-7)/2=-8                                              x=4/3

S={-8,-1}                                              S={4/3}

1 4 1