Marque a alternativa CORRETA. A razão entre o número de
homens (H) para o número de mulheres (M) presentes em uma reunião
empresarial era, no momento da contagem, de 5 para 1. Em seguida apareceu
mais 2 homens para a reunião, assim, a razão passoua ser de 6 para 1. O
número de homens (H) presentes ao final da reunião,é representado pela
equação:
A. ( ) H = 2M
B. ( ) H = 10M
C. ( ) H = M – 8
D. ( ) H = M + 8

2

Respostas

2013-07-03T14:41:22-03:00

Letra d.

Pois se quando tinha 5 homens tinha 1 mulher

então quando tiver 10 homens serão 2 mulheres

D) H = M + 8

    10= 2+8

     10=10

A melhor resposta!
2013-07-03T19:18:51-03:00

Razão no começo: 5 homens para 1 mulher ou seja: H/M=5/1

Em seguida apareceu mais doi homens e a razão passou a ser de 6 homens para 1 mulher, ou seja: (H+2)/M=6/1.

 

Resolvendo:

1° equação: H/M=5/1 >>  H=5M
2° equação: (H+2)/M=6/1 >>>  H+2=6M

 

**Lembrando que como não sabemos a quantidade de homens no início da reunião, colocamos H como sendo a quantidade de homens, e M como sendo a quantidade de mulheres.

 

Agora substitui a 1° equação na 2°, onde tem H, coloca 5M, fica assim:

H+2=6M >>>  5M+2=6M >>>  6M-5M=2 >>>> M=2

Achamos que tinha 2 mulheres na reunião, Agora descobriremos a quantidade de homens, então basta substituir a quantidade de mulheres na equação H=5M, ficando:

 

H=5M >> H=5.2 >> H=10

 

Achamos quantos homens e quantas mulheres tinham no início da reunião, pois H e M é a quantidade de pessoas no início da reunião, como ao final da reunião chegou mais 2 homens, passamos a ter 12 homens, e continuamos com 2mulheres, ficando com razão de 12/2, que simplificando daria a razão de 6/1 conforme o enunciado.

 

Portanto o enunciado não tem alternativa correta, pois substituindo nas alternativas, nenhuma dará a quantidade de homens presentes ao final da reunião que era de 12, sendo que a alternativa D, dará a quantidade de homens no início da reunião (H=2+8 >> H=10), mas não foi isso que pediu o enunciado. Uma possível resposta seria H=6M, ou então H=10 +M.

 

Espero ter ajudado.

 

3 5 3