Respostas

2014-05-31T14:18:22-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá Eriks, segue a fórmula estrutural

OH-CH_2-CH_2-CH_2-CH_3
5 4 5
Valeu parceiro!!!
Opaa por nada brother !
A melhor resposta!
2014-05-31T14:29:51-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá Eriks.

Para obter a fórmula estrutural de um composto você precisa identificar o prefixo, intermediário e o sufixo.

Prefixo ~> indica o número de carbonos.
1 C - met
2 C - et
3 C - prop
4 C - But
5 C - pent

E assim sucessivamente.. 

Intermediário ~> indica o número de ligações entre os carbonos da cadeia.
an - só ligações simples
en - 1 ligação dupla
di en- 2 ligações duplas
in- ligação tripla
di in - 2 ligações triplas
en in - 1 ligação dupla e 1 tripla

Sufixo ~> indica a função na qual o composto pertence.
o - hidrocarboneto 
ol - álcool
al - aldeído
ona - cetona
oico - ácido carboxílico 

Obtendo a fórmula do composto temos:
Butan-1- ol
But ~> 4 Carbonos
An - ligações simples
Ol - Álcool (Hidroxila) 
Lembre-se que é necessário classificar a posição da hidroxila.

Montando o composto:
H_{3}C-CH_{2}-CH_{2}-CH_{2}-OH
2 5 2