Respostas

2014-05-31T15:00:37-03:00
Ex: 2x²6x4=0
    a=2 b=6 c=4
formula de bhaskara:
Δ=b²-4.a.c
Δ=6²-4.2.4
Δ=36-32
Δ=4

x=-b+- \sqrt{delta} \ 2.a
x=-6+-4\8
x'=-6+4\8
x'=2\8
x'=0\4
x''=-6-4\8
x''=10\8
x''=5\4
A melhor resposta!
2014-05-31T15:01:14-03:00
Equação de 2º grau é aquela apresentada na forma: ax²+bx+c=0
Um exemplo: 9x²-12x+4=0
O modo mais simples é assim, primeiro calcula-se o Δ pela fórmula:
b²-4.a.c
Δ=12²-4.9.4
Δ=144-144
Δ=0
 Como meu Δ é igual a 0 isso significa que obteremos duas raízes iguais.
Seguindo na fórmula de Baskhara
-b+ou-√Δ dividido por 2.a

Continuando o exemplo para chegar nas raizes da equação.
x1=12+0 /18
x1=
12/ 18 
simplificando a fração:
x1=6/ 9

x2=
12-0/ 18
X2=12 /18
X2=6/9

Neste caso x1=x2, pois delta é igual a 0.
Quando Δ>0, as raízes são diferentes.

Quando Δ<0, não possui raízes reais.
1 5 1