O que é IDH apontado no seguinte texto:

A Copa do Mundo de Futebol é o torneio mais importante dessa modalidade esportiva, sendo realizado a cada quatro anos. Na edição de 2010 um país do continente africano sediará pela primeira vez a competição – África do Sul.
Como o próprio nome diz (Copa do Mundo), esse evento envolve equipes de vários continentes. São 32 seleções de futebol em busca do título de campeã mundial. Os países classificados para a competição são:
África: África do Sul, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria.
América: América do Norte: Estados Unidos e México.
América Central: Honduras.
América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
Ásia: Coreia do Norte, Coreia do Sul e Japão.
Europa: Alemanha, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal, Sérvia e Suíça.
Oceania: Austrália e Nova Zelândia.
A Europa é o continente com o maior número de representantes (13), além de possuir a maioria dos favoritos para vencer a competição (Alemanha, Espanha, França, Holanda, Inglaterra e Itália). Porém, as diferenças técnicas entre as equipes são muito pequenas se comparadas com as diferenças dos padrões socioeconômicos entre os países.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador da qualidade de vida da população de um determinado local e a discrepância das médias entre os países participantes da Copa são alarmantes.
A Austrália, por exemplo, possui IDH de 0,937; a Costa do Marfim, por sua vez, apresenta média de 0,397.
A maioria dos países europeus que participarão da competição não possuem habitantes analfabetos.
Aproximadamente 52% da população da Costa do Marfim são atingidas pelo analfabetismo. No Brasil, essa média é de 10%.
A taxa de mortalidade infantil no Japão é de apenas 3 óbitos a cada mil nascidos vivos; no Paraguai, são 31 mortos a cada mil nascidos vivos e em Camarões essa taxa é elevadíssima: 85.

O fato é que em campo, onde 11 atletas representam cada seleção, essas diferenças socioeconômicas não interferem nos resultados das partidas, visto que sempre se destaca uma seleção africana, e países com altos padrões sociais não possuem representatividade no mundo futebolístico, como, por exemplo, a Austrália, detentora do melhor IDH entre os países participantes da Copa do Mundo de Futebol. Porém, essas disparidades sociais e econômicas refletem na qualidade de vida desses habitantes, sendo necessária uma melhor distribuição das riquezas para que sejam proporcionadas melhores condições de vida para toda a humanidade.
Já o Brasil, um país em processo de desenvolvimento, sendo considerada uma nação emergente, é o maior vencedor do torneio (cinco vezes). Torcemos para que a seleção canarinho possa ser novamente campeã e que continue apresentando melhoras nos seus indicadores socioeconômicos.

1
e porque o texto faz uma relação entre a copa ( que sera sediada no Brasil) e a desigualdade presente em nosso país?

Respostas

2014-05-31T19:55:28-03:00
Lendo o conteúdo do texto vemos que a copa do mundo é um evento que une os povos e que as desigualdades sociais medidas pela riqueza ou pobreza não trazem resultados lógicos na competição. Pois povos menos desenvolvidos economicamente acabam tendo um melhor desempenho em porcentagem aos povos desenvolvidos. Portanto a copa do mundo que acontecera no nosso pais é um evento que contribui para a aproximação das culturas, mas por outro angulo vemos que não estavamos preparados para tantos investimentos neste setor que é importante, mas ficamos com as prioridades sociais a merce o que podemos sofrer um impacto negativo após copa.
5 1 5