Arrasta-se uma caixa de 40kg sobre um piso horizontal puxando-a com uma corda que exerce sobre ela uma força constante de 120n,paralela ao piso. A resultante das forças exercidas é de 40n. Qual é o valor do coeficiente de atríto cinético entre a caixa e o piso?

a) 0,10
b)0,20
c)0,30
d)0,50
e)1,00

2

Respostas

2014-05-31T15:26:12-03:00
Essa é bastante simples.

O atrito será 80 N, visto que a resultante é 40 N (120 - 80 = 40)

a aceleração é de 1 m/s ao quadrado: 40 = 40 * a, a=1
1 5 1
A melhor resposta!
2014-05-31T15:37:10-03:00
Como ele quer o coef de atrito cinético, calculemos a força Normal exercida pela caixa e apliquemos na equação do Fat:
Fat = N * u (onde u é o coef. de atrito cinético)
N = P = 40*10 (aceleração da gravidade normalmente é 9,8, mas aproximarei para 10 m/s²) ... N = 400N

Pelo enunciado, temos que é aplicada uma força F= 120N na corda, mas a resultante é apenas 40N, então existe uma força de sentido contrário à aplicada na corda, que será a Fat:
40 = 120 - Fat ... Fat = -80 N (está negativo por ser uma força contra o movimento, então queremos o módulo dessa força, que será 80N)

Da primeira equação: 80 = 400 * u .... u = 0,2
2 4 2