Respostas

2014-05-31T19:34:05-03:00
O Ensino só existia de facto para aqueles filhos de nobres e senhores feudais e comerciantes . Quanto a classe de camponeses era alienada pela igreja que dominava na época.A Cultura Feudal consistia nessas classes : CLERO , SENHOR FEUDAL , NOBRES , E POR ULTIMO OS CAMPONESES.
1 1 1
2014-05-31T20:16:03-03:00
Todo o ensino estava sob o controle da Igreja e era voltado para o ingresso na vida religiosa. A língua utilizada para transmitir os ensinamentos era o latim, falado pelos integrantes do clero e pelas pessoas cultas. Os primeiros estudos eram feitos nas escolas que funcionavam nos conventos e nas igrejas das vilas, onde se aprendia a ler e escrever, noções de cálculo e canto religioso. A continuação dos estudos (curso superior), orientada sempre por padres ou monges em escolas mantidas nas catedrais, era dividida em dois ciclos: o trivium (gramática, retórica, lógica) e o quadrivium (música, aritmética, geometria e astronomia).
Devido à forte presença da Igreja, os primeiros pensadores medievais, chamados doutores da Igreja, voltaram-se para questões relativas aos dogmas e preceitos da fé, numa tentativa de dar forma à nova religião que se organizava. Inúmeros foram aqueles que estabeleceram os fundamentos da teologia católica, combinando por vezes elementos da filosofia greco-romana com ensinamentos da religião cristã
3 5 3