Respostas

2013-07-03T20:47:56-03:00

A segunda guerra mundial teve incio quando o Partido NAZI (A. Hitler) chegou ao poder no periodo entre guerras a alemanha estava arrasada e Humiliada pois tinah perdido a Primeira grande guerras e assinado o tratado de Versalles. 

Quando Hitler chega ao poder ele abre os olhos da população alemã contra os Judeus e diz que o Certo seriam que eles fossem atras de vingança contra as nações que tinha vencido eles na primeira grande guerra e é o fato que leva a 2º guerra mundial. 

 

Espero ter ajudado :)

2013-07-03T20:52:19-03:00

A 1ª G.M. basicamente aconteceu em função das disputas por mercados fornecedores de matérias-primas e consumidoras de produtos industrializados.

Desde a vitória dos alemães contra os franceses em 1871, até o início da guerra em 1914, a Europa viveu um período de relativa paz. Os progressos tecnológicos e científicos, as reformas sociais, o aumento do padrão de vida, os progressos democráticos, o melhoramento da educação e o expansionismo europeu no mundo denotavam o apogeu da Europa liberal e capitalista.

Mesmo em 1914, poucas pessoas acreditavam numa guerra prolongada. Entretanto, esta paz era uma “paz armada”, pois a maioria das potências europeias lançou-se numa corrida armamentista desenfreada. A maioria adotou o serviço militar obrigatório e passou a fabricar armamento e munição em quantidades cada vez maiores.

O que as pessoas não entendiam, é que o sistema estatal europeu estava fracassando: paixões nacionalistas, teses racistas, rancores antigos (ainda do período da Revolução Industrial) e, principalmente, uma violenta corrida armamentista.

Em 1871, após a Guerra Franco-Prussiana, pelo Tratado de Frankfurt, a França foi obrigada a ceder à Alemanha os territórios da ALSÁCIA-LORENA (região rica em minério de ferro e carvão, entre outros minerais). França e Alemanha eram antigas rivais, e a França sonhava com uma revanche contra os alemães, a fim de recuperar a rica região perdida para os alemães após o conflito de 1871.

 

Já a 2ª G.M. ocorreu por vários fatores, entre eles a disputa entre os países imperialistas. O período entre as duas guerras mundiais nada mais foi do que uma trégua, uma ilusão de paz. As nações vencidas pelas indenizações, reparações e desgastes da guerra começaram a enfrentar graves problemas sociais e econômicos. A crise de 1929 e seus efeitos provocaram a necessidade de uma nova rearticulação internacional.

O Japão também adotou um governo militarista e autoritário e lançou-se num empreendimento expansionista, ocupando a Coreia e grande parte da China.

Alemanha, Itália e Japão estavam descontentes com a divisão imperialista do mundo entre Inglaterra e França. A Itália pretendia ocupar regiões do norte da África e a Alemanha desejava aumentar seu território, recuperando regiões perdidas na 1ª G.M. e avançando sobre a U.R.S.S..