Respostas

2013-03-06T20:19:55-03:00

A fração geratriz e a fração que corresponde a um numero com vírgula(dizimas periódicas,decimais...).

1 4 1
A melhor resposta!
2013-03-06T20:34:31-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

É a fração que gera uma dízima periódica.

Por exemplo:

Determine a fração geratriz da dízima 3,121212...

Regra:

Parte inteira seguida do período, menos o que não é período, sobre tantos noves quantos forem os algarismos do período...

 

3,121212... = (312-3)/99 = 309/99 = (309:3)/(99:3) = 103/33

1 5 1