"Leia o trecho a seguir: Há quase 20 anos já está mais ou menos claro, desde a queda do Muro de Berlim, que o divisor de águas deixou de ser político/partidário para se tornar cultural. Além disso, a era digital acabou com as fronteiras físicas e reduziu as econômicas, pelo menos no segmento urbano. Por isso, quando os jovens da periferia das cidades invadem os shoppings, eles estão simplesmente seguindo a tendência da nova sociedade sem fronteiras.(...)Agora os jovens, que já nasceram na era digital, portanto não têm o mesmo respeito por barreiras como a geração anterior, entram nos shoppings não para comprar, mas para compartilhar o templo do consumo, alegando ter os mesmos direitos ao ar condicionado, praça de alimentação, cinemas e lanhouses. O imaginário da classe média os associa a vândalos e aciona imediatamente o gatilho da repressão, o que não resolve o problema, mas aumenta ainda mais o desejo adolescente de derrubar fronteiras. Fonte: CASTILHO, Carlos. Rolezinho: a profecia do presente. 2014. Disponível em: < http://www.observatoriodaimprensa.com.br/codigoaberto/post/rolezinho_a_profecia_do_presente>. Acesso em: 7 maio 2014. Com relação a esse texto, analise as afirmações a seguir destacando verdadeiro (V) ou falso (F). ( ) A classe média colabora com a resolução do problema dos rolezinhos, tendo em vista que acolhe e respeita os sujeitos que começaram a frequentar os shoppings em grupos, pois eles aumentam o consumo, porém não compartilham dos mesmos espaços. ( ) As fronteiras econômicas para os jovens não têm a mesma importância do que para gerações anteriores, pois são impelidos por uma nova consciência de uma sociedade sem fronteiras. ( ) No decorrer da história da humanidade assistimos a divisões mundiais que tinham como explicação as questões políticas, porém há duas décadas está claro que o novo divisor de águas é cultural. ( ) O episódio dos rolezinhos demonstra que os jovens que começaram a frequentar os shoppings em grupos para namorar, tirar fotos, ouvir música e se divertir e que foram reprimidos só fizeram aumentar a coesão entre a classe média e a periferia, fazendo com que todos respeitassem os limites de cada classe social. Assinale a alternativa com a sequênciaCORRETA:"

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-01T22:29:24-03:00
Resposta Correta: F-V-V-F
1 5 1
2014-06-02T22:20:11-03:00
A sequencia correta é : F-V-V-F
1 4 1