1)-Em um sítio há 10 animais porcos e gansos. Sabe-se que o número total de pés é 34.
nessas condições,quantos são porcos

2)-numa garagem,entre carros e motos,há 23 veículos e 74 rodas. Nessa garagem temos:

a)- 14 motos
B)- 9 carros
c)-14 motos
d)- 12 motos
e)- 8 motos

~Wilson Freitas

2

Respostas

2014-06-01T14:14:39-03:00
X + y = 10
4x + 2y = 34    ( numero de pés de cada um)

(-2)  -2x - 2y = -20
       4x + 2y = 34
    
       2x = 14
         x = 14/2
         x = 7

Tem 7 porcos, ( 10 - 7 = 3)  3 gansos.

QUESTÃO 2)

x + y = 23
4x + 2y = 74  ( numero de rodas)

(-2) -2x - 2y = -46
       4x + 2y = 74

       2x = 28
         x = 28/2
         x = 14  ----> carros

23-14 = 9 -----> motos.

espero ter ajudado, se tiver sido bom, dê como a melhor resposta ;D

1 5 1
ah, tem certeza, que as alternativas dadas na segunda questão estão certas? .-.
Obrigado
A melhor resposta!
2014-06-01T14:18:57-03:00
Sendo 23 o números total de veículos, "x" o número de motos e "y" o número de carros, temos:
x + y = 23
Como há 74 rodas no total, e cada "x" (moto) possui 2 rodas e cada "y" (carro) possui 4 rodas, temos:
2x + 4y = 74

Resolvendo-se por sistema temos:
x + y = 23
x = 23 - y

2x + 4y = 74
2 . (23 - y) + 4y = 74
46 - 2y + 4y = 74
2y = 74 - 46
2y = 28
y = 28/2
y = 14

Se o número de carros é 14, deduz-se que o número de motos seja 9.
x + y = 23
x + 14 =23
x = 23 - 14
x = 9

Temos então, "x" (número de motos) igual a 9 e "y" (número de carros) igual a 14.

Como cada moto (x) transporta 2 pessoas e cara carro(y) transporta 5, temos:
2x + 5y = p (número de pessoas)
2 . 9 + 5 .14 = p
18 + 70 = p
88 = p

Podemos concluir então que esses 23 veículos podem transportar 88 pessoas.

espero ter ajudado
1 5 1