No estacionamento Pare Já,da cidade de Rio das Quadras,num determinado horário,o manobrista verificou que a quantidade total de carros e motos é 36 e que a diferença entre a quantidade de carros e a de motos é igual a 4. Quantos são carros e quantos são motos ?

2
Pessoal eu não quero apenas a resposta,eu quero bem explicado,porque eu não entendi a pergunta também.

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-01T14:51:50-03:00

É um sistema de 1º grau


x+y=36      isolando a equação:     x=36-y
x-y=4                                           x=36-16
                                                  x=20

36-y-y=4
    -2y=4-36
    -2y=-32
       y=-32 / -2
       y=+16                       R:São 16 motos e 20 carros.
5 5 5
2014-06-01T15:01:40-03:00
C = Carros e M = Motos
 \left \{ {{C+M = 36} \atop {C-M=4}} \right.
C + M =36
C - M = 4      resolvendo por adição cancelamos o M e temos
2C = 40        2C é uma multiplicação então ele vai dividir o 40
C = 40÷2  que é igual a 20 ou seja C = 20
fazendo a substituição dos valores temos
20 + M = 36  ->  M = 36 - 20 -> M = 16
Resposta: O número de Carros é 20 e o número de Motos é 16.
Esqueci de falar, como M é positivo na 1ª equação e negativo na 2ª eles se cancelam.