Respostas

A melhor resposta!
2014-06-01T16:56:53-03:00
A abolição da escravidão é um processo lento, que esteve presente desde as primeiras décadas do século XIX, quando a Inglaterra já pressionava o Brasil para colocar fim ao sistema escravista. Para acompanharmos como se deu o processo de abolição da escravidão no Brasil um percurso interessante é acompanhar as diversas leis que foram decretadas acerca da questão na segunda metade do século XIX.

-> 
Em 4 de setembro de 1850, após muita insistência da Inglaterra, foi aprovada uma lei que proibia o tráfico de escravos para o Brasil.
-> 
Na década de 1860, a abolição da escravidão começou a ser discutida na esfera pública. Nos anos de 1870, 62% dos escravos brasileiros residiam nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, em função do seu maior dinamismo econômico.
-> 
Na década de 1880, o debate em torno da abolição da escravidão era o principal tema nacional. Em diversas cidades do país eram fundadas sociedades abolicionistas, que serviam como instrumentos de pressão social, além de influenciar a opinião pública. Em 1883, foi criada a Confederação Abolicionista, entidade que unificou a luta pela abolição da escravidão em esfera nacional. 
-> Em 1885, foi aprovada a Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei dos Sexagenários. A lei, aprovada como uma medida desesperada que procurava frear o avanço da abolição, determinava que os escravos maiores de sessenta anos estavam, a partir de então, livres. Tratava-se de uma lei sem aplicação: vivendo em condições extremas, os escravos dificilmente passavam dos 35 anos, chegar aos sessenta não era algo real.

Espero ter ajudado (;


2 5 2
2014-06-01T17:54:53-03:00
Proibição da escravidão, foi declarado pela lei áurea assinado pela princesa Isabel.
1 5 1