Se você não repor a bola temos o seguinte espaço amostral:
S = {(x,y), onde x e y representam bolas distintas }. Neste caso,
temos que o tamanho de S é 15.14 = 210.
Para que as bolas saiam da mesma cor é necessário que
x e y saiam da cor branca, o que totaliza 5.4 = 20 possibilidades ou
x e y saírem da cor laranja, o que totaliza 10.9 = 90 possibilidades.
Portanto, a probabilidade das bolas saírem da mesma cor é
(20 + 90)/210 = 11/21 = 0,5238 ou 52,38%

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-01T18:06:29-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Como regra geral, divida a quantidade de resultados positivos para um evento pelo número de todos os resultados possíveis em um experimento.

Por exemplo:

No lançamento de um dado qual a probabilidade de sair número par?

Veja que há 3 resultados positivos para o evento e 6 resultados possíveis.

Neste caso a probabilidade é 3/6 = 0,5 = 50%
2 5 2
2014-06-01T19:23:11-03:00
 vc divide a quantidade de resultados positivos  pelo número de todos os resultados possíveis em um experimento.