Respostas

A melhor resposta!
2013-07-04T11:29:34-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
As técnicas de modificação de conduta são importantes ferramentas para os psicólogos, pais, professores, dentre outros profissionais para obterem melhores resultados em suas atuações junto aos alunos, pacientes, entre outros.

A base dessas técnicas estão nos estudos dos cientistas Ivan Pavlov, com o desenvolvimento do conceito do condicionamento clássico, Watson, Skinner e o condicionamento operante, Bandura, Beck, bem como diversos autores que publicaram excelentes livros e manuais, por exemplo o Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento, de Vicente E. Caballo.

Nesse sentido, elas se caracterizam por buscarem técnicas comprovadas que possibilitem a mudança de comportamento problemáticos, tais como a depressão, o transtorno de pânico, a ansiedade, lidar com características de alunos com hiperatividade, autismo, dentre tantos outras dificuldades que podem interferir no processo ensino e aprendizagem.


Na atualidade, a corrente psicológica denominada Psicologia cognitivo-comportamental, que faz uso dos conceitos e técnicas desenvolvidos acima, tem sido a mais indicada para auxiliar nas dificuldades de inclusão de alunos com necessidades especiais, particularmente o autismo e a síndrome de Down.


Vale ressaltar que as técnicas partem dos seguintes pressupostos:


1. A existência dos seguintes tipos de estímulos:


a) neutros: sem efeitos no comportamento do indivíduo;

b) Estímulo Reforçado Positivo - seria aquele que busca aumentar a probabilidade de produção de um determinado comportamento, nesse sentido um elogio do professor, uma pontuação e emblemas como os aqui no Brainly servem a esse propósito e estão nessa categoria.


c) Punição: Skinner descobriu que esse não é o melhor caminho para auxiliar as pessoas a aprenderem. Seria a retirada de estímulos que causam mau-estar, tais como um chapéu de bobo ou de burro, ou ir para o canto da sala, dentre outras possibilidades.


2) A aprendizagem é decorrente da associação entre o estímulo e a resposta, que se caracteriza no comportamento, essencia do Comportamentalismo;


3) O elemento mais importante para analisar o comportamento dos alunos é a observação de suas ações externas, de modo objetivo.


4) A aprendizagem resulta da interação entre a pessoa e o ambiente, haja vista que o ser humano não é uma ilha em si mesmo, mas se define através a interação;


5) As pesquisas demonstram que aprender aumenta quando há interação e participação das pessoas, de modo que a aprendizagem não pode ser algo passivo;


6) Com planejamento dos estímulos de instrução e respostas é possível melhorar a aprendizagem;

7) Há relação entre o estímulo anterior à resposta e o que segue a resposta, que influem no comportamento das pessoas. Por exemplo, trabalho buscando receber meu salário ao final do mês.

8) Através do reforço (imediato) dos comportamentos que se busca estimular é possível promover mudanças de conduta e aprendizagem nos alunos e pacientes.
5 4 5