Sobre a maioridade penal no Brasil, deve- se alterar a maioridade
penal no Brasil ?Ex: Pessoas de 15, 16, 17 anos ja for maior de idade se
alterar a maioridade penal, ja podem responder pelos seus atos.

1
sim
Quem conhece o sistema prisional sabe que não haveria vagas pra tantos infratores (já que todos os presídios funcionam acima da capacidade); Na questão de direitos humanos, seria um retrocesso, porque fere o Estatuto da Criança e do Adolescente. E por fim: se hoje, pessoas com 15 ou 16 anos cometem infrações, com a redução da maioridade penal, crianças de 10 ou 11 anos é que seriam colocadas a serviço do crime. Temos que combater a raiz do mal e não "enxugar gelo".
Nos estados unidos você já pode ser preso desde os 9 anos de idade, se não me engano. Aqui no brasil, a maioridade penal deveria ser de 16 anos, pois quem tem 16 anos já tem direito a ganhar camisinha na escola, e a votar nos governadores de seu país. A realidade brasileira, é que a vida criminal não dura muito tempo, e já começa desde cedo, os poucos que conseguiram passar dos 18 anos tem usado menores para fazer as coisas erradas em seus lugares, pois sabem da impunidade para com estes.
É claro, que se fosse aprovado uma lei que responsabilizasse o menor de 16 anos pelos seus atos, resultaria numa super lotação nos presídios, que já existem poucos. Então, a melhor solução plausível seria em uma rigidez para com os menores de 14 a 17 anos. Criações de novos reformatórios, aplicando a mesma lei que um adulto recebe visando a reformação do indivíduo, de forma um pouco mais leve.
Muito obrigada pessoal, ajudaram muito :d

Respostas

2013-07-04T11:01:46-03:00
 se for mudada a lei a maioridade penal sera reduzida eles nao vao responder pelos seus atos