Respostas

2013-07-04T12:25:46-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Júnior, em primeiro lugar o princípio de Premack, enunciado por David Premak, não é uma técnica, apesar de constituir uma base essencial para as técnicas de modificação de comportamento,

Trata-se de um princípio da abordagem comportamentalista da psicologia que estabelece os seguintes pressupostos:

a)  atividades mais desejadas podem atuar enquanto reforçadores positivos para outras que não são muito desejadas. Por exemplo, quando eu precisei treinar para melhorar a digitação (através do programa gratuito HJ Digitação) era um pouco chato fazer as práticas. Nesse sentido, passei a colocar algumas músicas divertidas, sem letra, tipo techno, que eu gostava, e, com isso, passou a ser menos chato e, por fim, até divertido fazer o treinamento que necessitava para digitar com todos os dedos. Outro exemplo, é arrumar que a criança arrume os brinquedos para depois poder usar o computador ou video game.

b)  Estímulos que podem ser reforçadores para alguém podem não ser para outra pessoa. Imagine um emprego no qual sempre tem de se viajar. Para alguns isso parece ótimo, para outros não interessa. Do mesmo modo, ouvir música techno para mim é reforçador, enquanto para outro não. É preciso analisar isso na hora de se elaborar um projeto de modificação de conduta;

c) Os reforçadores, além de não serem absolutos para todos, podem não ser reforçadores o tempo todo, dependendo de vários fatores. Há um interessante ditado que tem relação a isso "Para quem está de barriga cheia, toda goiaba tem bicho". HAhehaeha Ou seja, uma goiaba apresenta mais chance de ser reforçadora quando a pessoa está com forme. Isso também é um fator importante para o planejamento de um bom projeto de modificação de conduta.
1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-07-04T12:36:28-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Consiste em aliar um determinado comportamento que auxilie em outro comportamento, um Exemplo : "Façam as atividades e estarão liberados ." Funciona como um estímulo Que induz o individuo a fazer as atividades visando o "liberados".
1 5 1