O que é o lixo?
Na natureza, os materiais gerados em qualquer processo passam imediatamente a fazer parte de outros processos, numa cadeia interminável, onde nada se perde e tudo se transforma.
Na cidade é diferente. De todo lugar em que haja atividade humana sai lixo; é normal. O que não é normal é a sociedade, que gera todo esse lixo, ignorá-lo após o descarte, sem dar conta de tratá-lo, causando a poluição do ambiente. E a realidade nos grandes centros urbanos é que o lixo cresceu em quantidade e diversidade, a ponto de exigir uma tomada de consciência urgente por parte da sociedade, do poder público e do setor privado, no sentido de diminuí-lo, modificá-lo e tratá-lo.FONTE: Adaptado de: Disponível em: <http://www.ambiente.sp.gov.br/wp-content/uploads/publicacoes/sma/12-GuiaPedagogicodoLixo.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2014.
Considerando o texto acima, infere-se que:
I. Os resíduos sólidos têm grande importância na poluição ambiental, pois, devido à sua grande quantidade e composição, contaminam o meio ambiente.
II. Reciclar é o processo pelo qual o material que já foi utilizado é aproveitado como matéria-prima para a produção de novos bens de consumo.
III. Reduzir consiste em evitar o consumo desnecessário de produtos a fim de diminuir a quantidade de lixo gerado pela população.
IV. Reutilizar é dar nova utilidade a materiais que na maioria das vezes consideramos inúteis e são jogados no lixo.
É correto o que se afirma em:

1

Respostas

2014-06-02T19:30:11-03:00