Respostas

2014-06-02T15:39:58-03:00
O biodisel é um combústivel usado em caminhões, carros motos com motores diesel, feito apartir das plantas (oléos vegetais) ou de animais (gordura animal)
Aspectos positivos:
-É constituído por carbono neutro, ou seja, o combústivel tem origem renovável ao invés da fóssil.
 -Desta forma, sua obtenção e queima não contribuem para o aumento das emissões de CO2 na atmosfera, zerando assim o balanço de massa entre emissão de gases dos veículos e absorção dos mesmos pelas plantas.Possui um alto ponto de fulgor, conferindo ao biodiesel manuseio e armazenamento mais seguros.

Aspectos negativos:
-Não se sabe ao certo como o mercado irá assimilar a grande quantidade de glicerina obtida como subproduto da produção do biodiesel (entre 5 e 10% do produto bruto). A queima parcial da glicerina gera acroleína, produto suspeito de ser cancerígeno.
-No Brasil e na Ásia, lavouras de soja e dendê, cujos óleos são fontes potencialmente importantes de biodiesel, estão invadindo florestas tropicais que são importantes bolsões de biodiversidade. Muitas espécies poderão deixar de existir em consequência do avanço das áreas agrícolas, entre as espécies, podemos citar o orangotango ou rinoceronte-de-sumatra. Embora no Brasil, muitas lavouras não serem ainda utilizadas para a produção de biodiesel, essa preocupação deve ser considerada. Tais efeitos nocivos poderão ser combatidos pela efetivação do zoneamento agro-ecológico proposto pelo Governo Federal.

espero ter ajudado :)


1 5 1