Respostas

2014-06-02T15:53:33-03:00
Razao = 2

só usar a formula de PA, 
diferenca entre os dois termos é 15, se ele aumento 30 em 15 termos teremos uma razao de 2
1 5 1
A melhor resposta!
2014-06-02T16:39:06-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A5 a6 a7 a8 a9 a10 a11 a12 a13 a14 a15 a16 a17 a18 a19 a20
30                                                                                   60
|___________________________________________________|
                                   16 TERMOS

Agora usamos a fórmula pra descobrir a razão da P.A.

An = A1 + (n-1)r

A20 = A5 + (n-1).r = 60 = 30 + (16-1).r
                               60-30 = 15.r
                               30 = 15.r
                               30/15 = r
                               r = 2

Só para você não ficar confuso, eu substitui o a1 pelo primeiro termo da relação acima, que no caso é a5.

Acho que é isso, abraços.
3 5 3