Respostas

2014-06-02T17:22:39-03:00
O Sistema Bretton Woods em ação

Com o término da Segunda Guerra Mundial era precisos novas idéias e novas forças econômicas à liderança mundial para que os mesmo erros do Tratado de Versalhes nãofossem novamente cometidos. Bretton Woods foi a solução! Foram definidas novas idéias e formações do comércio internacional, da integração entre os países e da nova ordem mundial, os EUA que antesdecidiram olhar apenas para si, passaram agora a tomar a frente das decisões, para que o mundo não ficasse novamente sem uma potencia mundial que fosse capaz de direcionar a liderar as políticasinternacionais.
O Sistema Bretton Woods trouxe mais integração entre os países, os EUA, por exemplo investia pesado em diversos países e mandava cada vez mais suas empresas à outros países. Essa novaintegração econômica aliada a preocupação dos governos com suas bases eleitorais, mercados aliados a reformas sociais, e liderança norte-americana unida à cooperação ocidental permitiu que paísesatrasados quase um século frente aos EUA em poucos anos o alcançassem, um bom exemplo disso é o Japão, os japoneses recorreram a novos produtos e a uma força de trabalho barata e eficiente. As empresasjaponesas passaram a investir grande parte de seus orçamentos em pesquisa e desenvolvimento para conseguir tecnologias estrangeiras.
Apesar da nova ordem mundial seria preciso mais do que isso para queos países tivessem os bons resultados que tiveram os EUA, estes tinham um mercado consumidor enorme e grandes empresas, já consolidadas no mercado. Mantendo as economias como estavam os paíseseuropeus não conseguiriam atingir os níveis dos EUA, fosse por competição das empresas, fosse pelo menor mercado consumidor, era preciso uma nova integração entre os países, uma comunidade européia. Esta foicriada com a ajuda de um comerciantes francês, Jean Monnet, que tinha a percepção destas idéias.
1 5 1