Leia o trecho a seguir e faça a associação entre os conceitos.
Sobre a questão da identidade social, é importante destacar um conhecido pensamento de Stuart Hall (2001), onde analisa historicamente as transformações que o sujeito vem passando e distingue três concepções de identidades:
1. Sujeito do Iluminismo.
2. Sujeito sociológico.
3. Sujeito pós-moderno.

( ) É resultado da interação do sujeito com o mundo cultural, passa a ter consciência de que não é autônomo e autossuficiente.
( ) É um sujeito sem identidade fixa ou permanente, possui identidades múltiplas, às vezes contraditórias e que são transformadas historicamente pelos sistemas culturais que o cercam.
( ) Dotado de razão de consciência e de ação, possui uma identidade mais ou menos estável ao longo da vida, permanecendo quase o mesmo.
Assinale a alternativa com a sequênciaCORRETA:

1

Respostas

2014-06-03T00:19:10-03:00
O sujeito do Iluminismo estava baseado numa concepção da pessoa humana como um indivíduo totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razão, de consciência e de ação, cujo "centro" consistia num núcleo interior, que emergia pela primeira vez quando o sujeito nascia e com ele se desenvolvia, ainda que permanecendo essencialmente o mesmo - contínuo ou "idêntico" a ele - ao longo da existência do indivíduo.

sujeito sociológico refletia a crescente complexidade do mundo moderno e a consciência de que este núcleo interior do sujeito não era autônomo e auto-suficiente

o sujeito pós-moderno, conceptualizado como não tendo uma identidade fixa, essencial ou permanente.O sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, identidades que não são unificadas ao redor de um "eu" coerente.

( 2) É resultado da interação do sujeito com o mundo cultural, passa a ter consciência de que não é autônomo e autossuficiente.
( 3) É um sujeito sem identidade fixa ou permanente, possui identidades múltiplas, às vezes contraditórias e que são transformadas historicamente pelos sistemas culturais que o cercam.
( 1) Dotado de razão de consciência e de ação, possui uma identidade mais ou menos estável ao longo da vida, permanecendo quase o mesmo.