Respostas

2014-06-02T21:50:15-03:00

FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS MODERNAS: CAUSAS
Na Idade Média o Rei tinha suas funções limitadas devido à presença da nobreza feudal,que, por também serem senhores de terra controlava de fato o poder. Essa organização de poder era chamado de monarquia feudal e sua principal característica era a fragmentação do poder.
Com o tempo os reis começaram então a concentrar grandes poderes, em parte por causa do apoio financeiro recebido da nova classe social que emergia a burguesia. Ao longo desse processo de centralização do poder, a aproximação entre o rei e a burguesia poria fim a fragmentação política. Entretanto, isso não significou a exclusão da nobreza feudal. Ela se manteve ligada ao rei usufruindo de sua política e de privilégios.
Isto acabou aproximando burgueses e o rei de um lado: A burguesia buscava favores administrativos que facilitassem o desenvolvimento do comercio prejudicada com o feudalismo devido ao excesso de impostos e taxas, e de outro, o rei necessitava do dinheiro da burguesia para levantar exércitos e aumentar o seu campo de influência política.
A Nobreza Feudal, por sua vez, encontrava-se enfraquecida com os gastos com as cruzadas e tinha necessidade de um apoio forte e buscou apesar de enfraquecida apoio na figura do Rei, para conter as revoltas de camponeses que se intensificava nesse período.
Ao final de um longo tempo, esse processo acabou de facilitar a formação de um poder centralizado e a consolidação de uma unidade territorial. Com isso, formaram-se em diversas regiões da Europa monarquias com poder centralizado, (Espanha, Portugal,Inglaterra ...),onde o rei detinha grande poder.
Assim , a monarquia centralizada foi a forma de governo sob a qual se organizou a Europa entre o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.
21 4 21