Que a realidade pode variar muito de lugar para lugar não é nenhuma novidade. Os chamados crimes de honra, ainda que não sejam comuns no Brasil, ainda são um elemento importante em algumas sociedades, como mostra o texto a seguir:
Paquistão: mulher casa sem permissão e é morta pelos irmãos
Jovem foi assassinada a tijoladas por três de seus irmãos por ter se casado sem permissão da família

Uma jovem paquistanesa morreu assassinada a tijoladas nesta terça-feira por três de seus irmãos na frente de um tribunal da cidade de Lahore, no leste do Paquistão, por ter se casado sem permissão familiar, informou a agência EFE, uma fonte policial.
O crime aconteceu por volta das 8h (locais, 0h em Brasília) quando a vítima se dirigia ao tribunal para assistir como público a uma audiência, quando três de seus irmãos se aproximaram e começaram a atirar tijolos nela.
"Alguns atingiram a cabeça e causaram ferimentos mortais", explicou um agente da polícia local. Ela foi levada para um hospital próximo, mas não resistiu. Os três agressores conseguiram fugir, e a polícia ainda não registrou nenhuma denúncia pelo homicídio.
Segundo as autoridades, a vítima decidiu há um ano se casar contra o desejo da família com um homem de sua própria escolha, e o casal teve que fugir de sua cidade natal de Jaranwala, cem quilômetros ao sul de Lahore.
Fonte: Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/paquistao-mulher-casa-sem-permissao-e-e-morta-pelos-irmaos,f.... Acesso em: 26 maio 2014.

A respeito dos temas globalização e justiça, julgue as afirmativas a seguir, classificando-as em (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, em seguida indique a sequência correta.
• O processo de globalização acaba por expor cada vez mais as diferenças regionais e culturais destacando realidades que até então passavam despercebidas de grande parte do mundo.
• Falar em justiça é entrar em um terreno nebuloso tanto nos países asiáticos quanto ocidentais. Em outras palavras: as relações, por vezes, são críticas em todas as partes do mundo, ainda que divergindo entre si.
• Crimes de honra como o descrito acima não se constituem em problema nos dias de hoje, já que, como a reportagem da a entender, são raros.

A sequência correta é:


V – F – V.
F – V – V.
V – V – F.
V – F – F.
F – F – V.

1

Respostas

2014-06-03T15:12:11-03:00
RESPOSTA CORRETA É : V - V - F 
5 5 5