Na lista de chamada de uma turma, os 30 alunos são numerados de 1 a 30. Em certo dia, quando faltaram os alunos de números 11 e 26, o professor sorteou um aluno para resolver uma atividade na lousa. Qual é a probabilidade de o número sorteado ser:

a) par ?

b) menor que 9?

c) múltiplo de 4?

d) primo ?

e) maior que 12 e menor que 25 ?

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-07-05T12:40:35-03:00
a) 15 números pares menos um número (26), fica 14 números pares.Faltaram dois alunos então fica 28 alunos que foram.
14/28 = 0,5 ou 50%.

b)São 8 números menores que 9. E só foram 28 alunos. Então,
8/28 = 4/14 = 2/7 ou aproximadamente 28,6%.

c)M
últiplos de 4 de 1 a 30 são: 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28. São 7.
7/28 = 1/4 = 0,25 ou 25%.

d)
Números primos de 1 a 30 são: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29. São 10 números, mas o 11 faltou. Temos 9 primos possíveis e 28 alunos na sala.
9/28 = 0,32 (aproximadamente) ou 32%.

e)N
úmeros maiores do que 12 e menores do que 25 são: 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24. São 12 números. E lembrando que só estão presentes 28 alunos.
12/28 = 6/14 = 3/7 = 0,43 (aproximadamente) ou 43%
22 3 22
2013-07-05T12:44:21-03:00
NÚMEROS PARES DE 1 30, MENOS O 11 E 26 = 14

a)
14/30 = 0,4666.. = 46%
b)
8/30 = 0,2666.. = 26%
c)
6/30 = 0,2 = 20%
d)
15/30 = 0,5 = 50%
e)
12/30 = 0,4 = 40%
5 4 5