Me ajudem por favor? Obrigado!
Um estacionamento de veículos cobra uma taxa de R$3,00 e outra variável de R$2,00 por horas. Determine.
a) A função custo do total a pagar em função de "x" horas.
b) Se o meu carro fico estacionado por 8 horas, qual é a quantia que deve pagar?
c)Se tenho R$13,00 para pagar o estacionamento, quantas horas meu carro poderá permanecer estacionado?

2

Respostas

2014-06-03T14:21:35-03:00
A)3+2x
b)3+2*8 ⇒ 3+16 ⇒ 19
c)3+2x=13 ⇒ 2x=13-3 ⇒ x=10/2 ⇒ x=5
A melhor resposta!
2014-06-03T14:23:07-03:00
Se o estacionamento cobra uma taxa fixa de R$3,00, então essa seria a parte fixa da função. Já para cada hora adiciona-se ao valor R$2,00, que é a variável da função. Portanto:
a) f(x) = a.x + b
f(x) = 2.x + 3

b) f(8) = 2.x + 3
f(8) = 2.8 + 3
f(8) = 16 + 3
f(8) = 19
Logo, em oito horas deverá pagar R$19,00.

c) f(x) = 2.x + 3
13 = 2.x + 3
10 = 2x
x = 10/2
x = 5
Logo, com R$13,00 poderá ficar 5 horas.
2 5 2