Respostas

2014-06-03T18:08:57-03:00
Bom, qnd dizemos produto, é multiplicação.
então, lendo o exercício, vc vê que uma tem 18 e a outra tem 15 , ou seja, três anos de diferença de idade entre as duas. Ai vc vai aumentando a idade delas, mas smp com um diferencial de três anos de idade, vai multiplicando, até o resultado dar 378.
21x18 = 378.
então, Renata vai ter 21 anos e Lígia 18.
espero que tenha entendido :)
1 5 1
A melhor resposta!
2014-06-03T18:56:33-03:00
Oi!
 vou tentar explicar matematicamente
temos que montar uma equação, então vamos trocar as idades por variaveis
15= x    ;    18= x+3

agora vamos montar o problema,
 x (x+3) = 378       ; ou seja, o produto entre as duas idades igual a 378;

resolvendo,
     x(x+3)=378
      x² + 3x = 378
       x² + 3x - 378 = 0
usando baskara

 a= 1 ;  b= 3 ; c= -378

    - \frac{-3 \sqrt{9 -4 (1)(-378)} }{2(1)}
      \frac{-3+- 39}{2}
       x'= 18
        x"= -21 ( que não serve como resposta pois não existe idade negativa);

 agora substituindo x por 18, teremos as idades
   x(x+3) = 378
   18 (18 +3) = 378
    18 * 21 = 378
       378=378

1 5 1