Respostas

2014-06-03T19:30:08-03:00
A declaração universal dos direitos do homem 
A política francesa divide-se entre girondinos , jacobinos e planície 
Inicia-se a Luta da França contra a Santa Aliança 
Derrotas externas francesas 
O rei trai os revolucionários 
O terror (período Jacobino)- Período mais sangrento da revolução francesa e de maiores conquistas sociais (Danton, Rosbepierre) 
Surge a figura de Napoleão 
Grandes vitórias dos revolucionários 
A revolução torna-se autofágica 
Retorno girondino 
Novas derrotas externas 
Reforma agrária 
1 5 1
A melhor resposta!
2014-06-03T19:32:03-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

O estopim da revolução francesa foi a fome decorrente do preço do pão (principal alimento à época), devido às péssimas colheitas, os impostos excessivos, a falta de interesse dos governantes para com os problemas do povo francês.

A Revolução Francesa, que ocorreu de 1789 a 1799, foi um período marcado por uma série de acontecimentos importantes, ligados a grandes mudanças em termos políticos e sociais na França. As causas da Revolução francesa estão atreladas a uma estrutura social no qual a maior parte da população pagava impostos altíssimos sem obter retorno quanto à qualidade de vida, tais como segurança, escolas ou outros serviços públicos.

Semelhante ao Brasil, no qual a capital se mudou do Rio de Janeiro para Brasília, longe do povo, os nobres (descendentes dos antigos senhores feudais) e a família real francesa viviam na opulência no Palácio de Versalhes, no qual a rainha gastava o dinheiro do povo comprando jóias caras e fazendo estranhos desfiles de cabelos em forma de navios, enquanto a população morria de fome em Paris.

Ao mesmo tempo, a população que passava a maior parte da vida comendo apenas pão, enfrentou um período de colheitas péssimas, de modo que sequer pão havia para comer. Indiferentes a isso, os nobres e a família real contribuíram para um aumento da pobreza ao  oferecer dinheiro para que os EUA lutassem pela independência, de modo que a situação ficou ainda pior.

Além disso, os comerciantes ou burgueses, mesmo ricos, eram tratados com descaso e humilhações por parte dos nobres e da família real, tendo, inclusive, seus bens retirados e forçados a pagar impostos caríssimos, que praticamente levavam quase tudo o que eles tinham.

Desse modo, tal como ocorreu na primavera árabe, a fome e o alto preço dos alimentos, aliado à falta de preocupação governamental, bem como ao desejo dos comerciantes em não serem sempre cidadãos de segunda e que pudessem diminuir os impostos altos que lhes eram cobrados, fez com que a maior parte da população atacasse os nobres, as igrejas, bem como apoiassem a declaração universal dos direitos humanos, a qual se estabelecia a supremacia da lei e a isonomia entre as pessoas.

Um dos mais eventos mais importantes da revolução foi a queda da Bastilha ou a Tomada da Bastilha, consistindo em uma invasão da principal prisão francesa pela população revoltada no dia 14 de julho de 1789, no qual a população venceu um dos principais símbolos do poder real, sendo que o dia em que isso ocorreu, a data de 14 de julho ainda é comemorada todos os anos, sendo o principal feriado francês.

Outros acontecimentos importantes foi o aprisionamento da família real e condenação à morte pela guilhotina, a produção da  Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, o confisco dos bens do clero e o terror contra os inimigos da revolução. Houve, ainda, a invasão da França pela Áustria e pela Prússia.

Portanto, as principais características foram: 1. Foi um movimento popular e burguês; 2. Durou uma década; 3. Mudou o ambiente político da França; 4. Possibilitou a ascensão da burguesia ao poder.

Sugiro que veja, para complementar essa explicação, o vídeo " DOCUMENTÁRIO - Revolução Francesa-History Channel ", encontrado facilmente no you..tube.

Bons estudos!
2 5 2