Respostas

2014-06-03T20:36:24-03:00
Revoltas nativistas:
Revolta dos Beckman: seus líderes foram os irmãos Manuel e Tomas Beckman ocorrida no ano de 1684 devido aos conflitos entre jesuítas e colonos.
Guerra dos emboabas: ocorreu entre 1708 e 1709 devido aos desentendimentos entre os paulista(que se denominavam os descobridores da região das Minas) e entre os portugueses e colonos de outras capitanias(denominados de emboabas)>No fim das contas quem saiu perdendo foram os paulistas pois a metrópole tomou partido dos portugueses.
Guerra dos mascates: entre 1710 e 1711.Foi um conflito em Pernambuco envolvendo senhores de engenho de Olinda e comerciantes portugueses de Recife.
Revolta de Filipe dos Santos aconteceu em 1720,quando mineradores liderados por Filipe tentaram impedir a instalação de casas de fundição.Mas deu errado e Filipe foi enforcado e esquartejado.
revoltas separatistas:
Inconfidência mineira foi o primeiro movimento separatista organizado pela elite colonial que tinha como objetivo separar Minas de Portugal.Foi causada pela cobrança de impostos e pela decretação da derrama,que causou assim descontentamento da população.Dez inconfidentes receberam exílio perpétuo na Africa e Tiradentes que foi o único que assumiu a conspiração foi esquartejado e enforcado.
Conjuração baiana: Começou com o objetivo de separar Brasil de Portugal, o fim da escravidão,foi articulada pelas camadas médias e escravos,ou seja era mais popular.Foi causada pelos altos preços doas limentos,que causou fome e o descontentamento do povo.seus líderes foram enforcados.