(Adaptado deFEI-1997) Observe com atenção as seguintes frases e depois assinale a alternativa correta:I. Meu irmão pediu para mim ficar em silêncio.II. Meu irmão pediu para eu ficar em silêncio.
Somente a frase 2 está correta, pois o sujeito de FICAR deve ser um pronome do caso reto.
Somente a frase 2 está correta, pois a preposição PARA exige o pronome do caso reto.
Somente a frase 1 está correta, pois a preposição PARA exige o pronome do caso oblíquo.
Somente a frase 1 está correta, pois o pronome oblíquo faz parte do complemento nominal.
Uma vez que a preposição PARA aceita tanto o pronome do caso oblíquo quanto o pronome do caso reto, as duas frases estão corretas.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-04T09:05:21-03:00
Somente á frase 2 está correta, pois o sujeito de FICAR deve ser um pronome de caso reto.
4 5 4
2014-06-04T10:32:09-03:00
Somente á frase 2 está correta, pois o sujeito de FICAR deve ser um pronome de caso reto.
3 4 3
A resposta de vocês está correta: Motivo: a gramática normativa determina o uso de eu, tu, ele, nós, vós, eles (os pronomes pessoais retos) como sujeitos, e os pronomes oblíquos como complementos do verbo (objeto direto ou indireto). Quando se acrescenta um verbo no infinitivo ao sintagma "para mim" – para mim ficar em silêncio –, aí mim deixa de ser objeto indireto para ser sujeito desse infinitivo. Em suma: mim não pode ser sujeito. Portanto, seria errado dizer “Meu irmão pediu para mim ficar