ED4

(SEAP) Leia o texto abaixo e responda à questão.

E SE... OS GREGOS NÃO TIVESSEM EXISTIDO?
Menos inquietações existenciais, menos obras de arte e o homem em segundo plano. Assim seria o hemisfério ocidental caso a civilização grega jamais tivesse existido. “A sociedade seria menos reflexiva e racional. Viveríamos baseados apenas na fé”, diz José Leonardo Nascimento, professor da Universidade Estadual Paulista. Imaginar uma situação como esta não é tarefa fácil. Afinal, a influência grega no Ocidente é profunda e vasta. Por outro lado, pensar nessa hipótese só é possível graças aos gregos, já que a reflexão intelectual nasceu entre eles e não há dúvidas de que este seja seu maior legado.
“A tomada de consciência do homem sobre si mesmo e sobre os fenômenos que o cercam não ocorreu apenas na Grécia, mas foi ali que, por força de uma figura dedicada à figura humana, desenvolveram-se explicações racionais como a matemática, a medicina e a filosofia”, afirma Donaldo Schuller, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para ele, a base de toda inquietação humana vem desse processo de racionalização da natureza. “Os gregos do século VI a.C. abandonaram as soluções metafísicas e espirituais do mundo e buscaram explicações racionais para os eventos que influenciavam suas vidas. Este é o início da ciência como a conhecemos. Portanto, sem os gregos ninguém estaria quebrando a cabeça tentando se conhecer, o que seria a morte de qualquer corrente filosófica”, diz Schuller.
O antropocentrismo – palavra grega que significa o homem no centro de tudo – é outra herança daquele povo. Segundo José Leonardo Nascimento, esse conceito foi fundamental para a definição do pensamento ocidental, influenciando diversas áreas do conhecimento, das artes às religiões. Uma ideia original e única em todo o mundo.(Superinteressante, out. 2002.)
O que é correto afirmar sobre os comentários de professores apresentados pelo texto?

1

Respostas

2014-06-04T02:26:20-03:00
José Leonardo Nascimento, professor da Universidade Estadual Paulista, disse que, sem os gregos, viveríamos baseados apenas na fé”.
2 4 2