Explicação de forma simples sobre o modelo de mosaico fluído, difusão simples, osmose, difusão facilitada, bomba de sódio-potássio, endocitose,exocitose e glicocálix.
Eu sei que bastante coisa, mas leio, pesquiso, mas o que eu encontro acaba embaralhando minha mente. Então eu queria uma explicação de forma simples e.e
Explique o que você sabe, por favor!!!!
Obrigada!

1

Respostas

2013-07-08T16:42:06-03:00
GLICOCALIX Como a membrana plasmática é muita fina ainda há estruturas que “recobrem” a célula,  parede celular e glicocalix, a função primordial dessas estruturas é revestir a membrana plasmática da célula para dar uma maior proteção. NOS ANIMAIS SÓ ENCONTRAMOS O GLICOCALIX, onde nos animais também tem função de reconhecimento celular. Há 3 tipos de transporte PASSIVO (sem gasto de energia): -DIFUSÃO SIMPLES é a passagem de soluto através da bicamada  lipídica. ( poucas moléculas saem ou entram ou saem na célula por difusão simples, entre ela há duas muito importante OXIGENIO e GAS CARBONICO) -DIFUSÃO FACILITADA a passagem de soluto é através das PROTEINAS DE MEMBRANA PLASMATICA, as proteínas que “ajudam na passagem”, maior parte dos solutos passam por difusão facilitada , principalmente os solutos polares ( “que possuem carga”) aminoácidos,algumas proteínas.... Difusão busca o equilíbrio , o soluto ira entrar na célula até que concentração do soluto fará e dentro da célula atinja o equilíbrio. -OSMOSE passagem de SOLVENTE pela membrana plasmática da celula. O solvente sempre vai se deslocar do meio menos concentrado de soluto para o meio mais concentrado de soluto. Para ficar mais fácil você pode imaginar o solvente sendo a água e o soluto moléculas de glicose, aminoácidos e etc. Transporte ATIVO (Com gasto de energia) No transporte ativo o soluto passa d meio MENOS concentrado para o meio MAIS concentrado. -Bomba de sódio e potássio  é um exemplo de transporte ativo. A concentração do Na é maior no meio extracelular enquanto a de K é maior no meio intercelular. A manutenção dessas concentrações é realizada pelas proteínas transportadoras. ENDOSITOSE há certas substancias que são muito grandes para passagem pela membrana plasmática  ou por algum caminho protéico, fazendo assim endocitoses. Há dois tipos de endocitoses : - FAGOSITOSE a célula “vai colocar” para dentro moléculas solidas e grandes (proteínas, polissacarídeos, ou até mesmo outras celular) No nosso organismos nós tempos por exemplo a fagocitose feita pelos nossos glóbulos brancos, que “pegam” células invasoras como bactérias ou vírus, colocando dentro dela para destruir o invasor. - PINOCITOSE neste caso o que é colocado para dentro da célula é algo sólidos que esta em fluido ou dissolvido em água, um exemplo é o colesterol. EXOCITOSE quando alguma substancia é colocada para fora da celula, pode colocar algo “bom” para fora, nesse caso fazendo SECREÇÃO (um exemplo hormônios) Ou pode colocar algo “ruim” para fora da célula, neste caso ela esta fazendo EXCREÇÃO.

Eu tentei ser bem sucinta , e explicar de uma maneira bem simples. Espero que possa ajudar...
1 5 1